| |
CAIO NEGRO & ZULU KING NINO BROWN |
Ele é oriundo de Recife e aos 12 anos de idade foi conquistado pelo
Movimento Soul Paulistano em 1974, quando passou a residir na favela do Jardim Calux, em São Bernardo do Campo…
Aos 15 anos se envolveu diretamente com os bailes Blacks da região e depois de ouvir e comprar o “LP Revolution of the Mind”, de “James Brown”, passou a compreender o real sentido do Movimento que o contagiara… Desde então, o fato de ser dançarino e posteriormente “DJ” causou outro tipo de relevância em sua vida, fazendo-o inclusive a importar-se com os estudos e a carreira profissional, pois, ainda na adolescência foi metalúrgico no grande ABC. As participações ativas junto ao ambiente de luta dos movimentos sindicais da época, somados a proposta do
Movimento Black foram fundamentais para a sua formação ideológica, preparando-o futuramente para uma responsabilidade ainda maior…
Eram os anos 80, com o enfraquecimento do
Movimento Soul em São Paulo, acompanhou e colaborou para o florescimento da Cultura Hip-Hop no estado, tornado-se um de seus mais importantes protagonistas. Na busca de entender melhor acerca das origens do Hip-Hop, em 1994, decidiu fazer contato com a “Universal Zulu Nation”, de Nova York, e recebeu da entidade um questionário contendo 30 perguntas referentes à sua conduta pessoal… Começa então a saga de um Líder que teve a responsabilidade de fundar em 2002 a sede nacional afiliada a principal escola de Hip-Hop do mundo: a “Zulu Nation Brasil”, situada em Diadema, São Paulo. Em 1999 participou da fundação da Casa do Hip-Hop de Diadema – importante centro cultural a serviço da juventude pobre do município, utilizando os elementos do Hip-Hop como instrumentos na formação da identidade cidadã destes –, tornando-se um de seus importantes pesquisadores e curadores.
Este é
“King Nino Brown”, um homem que traz consigo o notável papel de preservar o real espírito do Hip-Hop, por meio dos preceitos da Zulu Nation.
Em seu importante trabalho ao longo dos anos, Nino tem se dedicado a inúmeras palestras e debates a respeito das Culturas Negra e Hip-Hop, além de realizar batismos de candidatos a membro Zulu por todo o país, submetidos a rigorosas avaliações de conduta.
E agora, em reconhecimento aos bons serviços prestados à sociedade de sua cidade através do Hip-Hop, a Câmara Municipal de Diadema terá a honra de congratulá-lo no dia 26 de Junho de 2010, às 13h, na Cada do Hip-Hop de Diadema, com o Título de Cidadão Dademense.
Nós, da Zulu Nation Brasil, o saudamos, King Nino Brown, por mais um gesto de reconhecimento conferido a sua pessoa! Isto apenas endossa a importância de sua existência na difusão de uma Cultura ainda mal interpretada para muitos, tanto em nosso meio, quanto no âmbito geral…
Que Deus o abençoe!
Vida Longa a King Nino Brown!
Vida Longa à Universal Zulu Nation!